Na Declaração de Praga define-se literacia da informação como a «capacidade para identificar, localizar, avaliar, organizar e criar, utilizar e comunicar com eficácia a informação para resolver problemas ou questões apresentadas” (Declaração de Praga, 2003).
Deste modo, a expressão pressupõe a mobilização de um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para aceder, avaliar e usar a informação de forma eficiente (ACRL, 2000) e que são imprescindíveis no processo de aprendizagem numa sociedade cada vez mais tecnológica e em rede.
De facto, esta necessidade deriva do aumento exponencial dos recursos de informação, das mudanças tecnológicas e da multiplicação dos interfaces de pesquisa e métodos de acesso que, aliados ao frequente uso indevido de informação através da internet, obrigam a uma aprendizagem de competências que permitam uma avaliação fiável e credível dos dados e possibilitem uma seleção eficaz dos conteúdos.
Seguem algumas ligações úteis sobre literacia.
THE PRAGUE DECLARATION TOWARDS AN INFORMATION LITERATE SOCIETY
ACRL – ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (2000). Information Literacy Competency Standards for Higher Education [em linha]. Chicago: American Library Association (ALA), 2000. 16 p.
CAUL – COUNCIL OF AUSTRALIAN UNIVERSITY LIBRARIES (2001). Information literacy standards [em linha]. 1st ed. Canberra: Council of Australian University Libraries (CAUL), 2001. 89 p
HIGHER EDUCATION IN A WEB 2.0 WORLD (2009). Higher Education in a web 2.0 world: Report of an independent Committee of Inquiry into the impact on higher education of students’ widespread use of Web 2.0 technologies [em linha]. 50 p.
INCLUSÃO DIGITAL E LITERACIA INFORMACIONAL EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (2008), Armando Malheiro da Silva, Revista Prisma.com