Norma APA – como citar e referenciar livros (1)


 

A norma APA foi produzida pela American Psychological Association e aplica o formato de citação autor-data [ «…texto a citar» (Teixeira, 2014)…].

Usa-se maioritariamente na área da Psicologia e em outras ciências sociais e comportamentais.

Para se aceder a mais informação sobre as normas consultar The Basics of APA Style ou procurar os manuais impressos do estilo de referenciação. Em breve a biblioteca disponibilizará um documento com essa informação sistematizada.

Nessas publicações encontram as orientações e exemplos para inserir os dados de obras impressas, mas também como referenciar outros tipos de fontes de informação como artigos científicos, teses, documentos audiovisuais e fontes em linha. De sublinhar, que antes de submeter um artigo ou entregar um trabalho académico ou dissertação, deve-se sempre confirmar qual o estilo e normas sugeridas pelas instituições ou publicações científicas.

Mas, por enquanto, podem já ficar a saber:

No estilo APA, o formato da citação é igual para todo o tipo de documentos, devendo apresentar-se, entre parênteses, os seguintes elementos:

(Apelido do autor, Ano de Publicação)

Exemplo: (Teixeira, 2014)

Nestes casos, na elaboração da bibliografia a obra em cima referida como exemplo, deve surgir deste modo, e por ordem alfabética do apelido dos autores:

Apelido, Primeiro Nome. (Ano). Título. Local de Publicação: Editor.

Teixeira, S. (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora.

Livros com mais de um autor ficam (atenção pode ser usado o & ou o e):

Caetano, J., & Rasquilha, L. (2010). Gestão de Marketing. Lisboa: Escolar Editora.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Mudança do Tradicional para o Digital. Lisboa: Conjuntura Actual Editora.

 

Neste caso, se usassem num trabalho estas três referências teriam de colocar por ordem alfabética do apelido:

Bibliografia:

Caetano, Joaquim, e Rasquilha, Luís. (2010). Gestão de Marketing. Lisboa: Escolar Editora.

Kotler, Philip, Kartajaya, H., e Setiawan, Iwan. (2017). Marketing 4.0. Mudança do Tradicional para o Digital. Lisboa: Conjuntura Actual Editora.

Teixeira, Sebastião. (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s