Norma APA – como citar e referenciar livros (1)


A norma APA foi produzida pela American Psychological Association e aplica o formato de citação autor-data [ «…texto a citar» (Teixeira, 2014)…].

Usa-se maioritariamente na área da Psicologia e em outras ciências sociais e comportamentais.

Para se aceder a mais informação sobre as normas consultar The Basics of APA Style ou procurar os manuais impressos do estilo de referenciação.

Nos vários posts que vão sendo publicados neste blogue encontram as orientações e exemplos para inserir os dados de obras impressas, mas também como referenciar outros tipos de fontes de informação como artigos científicos, teses, documentos audiovisuais e fontes em linha. De sublinhar, que antes de submeter um artigo ou entregar um trabalho académico ou dissertação, deve-se sempre confirmar qual o estilo e normas sugeridas pelas instituições ou publicações científicas.

Mas, por enquanto, podem já ficar a saber:

No estilo APA, o formato da citação é igual para todo o tipo de documentos, devendo apresentar-se, entre parênteses, os seguintes elementos:

(Apelido do autor, Ano de Publicação)

Exemplo: (Teixeira, 2014)

Nestes casos, na elaboração da bibliografia a obra em cima referida como exemplo, deve surgir deste modo, e por ordem alfabética do apelido dos autores:

Na 6ª edição colocava-se:

Apelido, Primeiro Nome. (Ano). Título. Local de Publicação: Editor. 

Na 7ª edição, o local de publicação é desnecessário:

Teixeira, S. (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora. 

Kotler, P, Kartajaya, H., e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Mudança do Tradicional para o Digital. Conjuntura Actual Editora.

Livros com mais de um autor ficam (atenção pode ser usado o & ou o e):

Caetano, J., & Rasquilha, L. (2010). Gestão de Marketing. Escolar Editora.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Mudança do Tradicional para o Digital. Conjuntura Actual Editora.

Neste caso, se usassem num trabalho estas três referências teriam de colocar por ordem alfabética do apelido:

Bibliografia:

Caetano, Joaquim, e Rasquilha, Luís. (2010). Gestão de Marketing. Escolar Editora.

Kotler, Philip, Kartajaya, H., e Setiawan, Iwan. (2017). Marketing 4.0. Mudança do Tradicional para o Digital. Conjuntura Actual Editora.

Teixeira, Sebastião. (2014). Gestão Estratégica. Escolar Editora.

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s