NORMA APA – referenciar teses, dissertações e relatórios (3)


Atualmente existem inúmeros repositórios institucionais que permitem o acesso a relatórios, dissertações e teses. Na hora de escrever as referências bibliográficas costumam surgir as dúvidas de como o fazer. Por isso, seguem mais sugestões de como incluir este tipo de documentos nas publicações consultadas e citadas em trabalhos. Os primeiros exemplos referem-se ao uso e consulta da tese ou relatório em papel e o terceiro exemplo exemplifica como referenciar um documento consultado em linha.

 

  • Doutoramento

Apelido, Nome. (Ano). Título da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutoramento [master’s thesis ou doctoral dissertation]. Nome da Instituição.

Loureiro, Nuno. (2013). Sustainable automative componentes for interior door trims. [Tese de Doutoramento]. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

Apelido, Inicial Nome do Autor. (Ano). Título da Tese de Doutoramento [Unpublished master’s thesis ou doctoral dissertation]. Nome da Instituição que concedeu o grau.

 

Costa, L.M. (2017). A Insolvência de Pessoas Singulares. [Tese de doutoramento]. Universidade do Porto.

Corte-Real, A. (2015). Analyzing the Influence of the Douro Valley Weather on the Quality and Yield of Vintage Port. [doctoral dissertation]. Universidade do Porto.

Loureiro, Nuno. (2013). Sustainable automative componentes for interior door trims. [doctoral dissertation]. Universidade do Porto.

 

  • Relatório de projeto

Apelido, Nome.(Ano). Título Trabalho (Relatório número XX). Editor.

Reis, Rui Miguel Oliveira. (2016). Equipamento de medição de alongamentos de fio de cobre (Relatório de Projeto). ISVOUGA.

 

Num documento disponível na internet da responsabilidade dos Serviços de Biblioteca da Universidade de Aveiro encontram também esta indicação (no caso de consulta de documentos disponíveis em linha). Atenção à forma como se coloca a ligação. Ver mais informação AQUI.

Apelido, Inicial do nome do autor. (Ano). Título da dissertação de mestrado ou tese de
doutoramento (Master’s thesis ou Doctoral dissertation) Nome da Instituição que concedeu o grau.

Exemplo:
Alves, T. M. G. (2013). Alterações climáticas: Cenários socioeconómicos para a Ria de
Aveiro .[Master’s thesis, Universidade de Aveiro]. http://ria.ua.pt/handle/10773/12141

Quando está disponível em repositório deve-se colocar essa informação:

Fonte: https://guides.library.uq.edu.au/referencing/apa7/thesis

Deixe um comentário