Citar é fazer menção ou referência a algo, mas também mencionar ou transcrever palavras de outrem. Num trabalho académico ou elaboração de um relatório, sempre que se usam as palavras de um autor, convém identificar a fonte e, quando se colocam as palavras exatas escritas e ditas, deve-se sempre mencionar o autor e o contexto em que a mesma ocorreu, para além de situar entre aspas a expressão ou excerto citado.
Nos casos em que se escreve por outras palavras, faz-se uma paráfrase uma espécie de tradução usando o sentido dado por outro autor. Nestes casos também se deve identificar a origem da ideia, mas sem colocar as aspas.
No âmbito do estilo de referenciação APA, a forma de incluir a referência junto da citação é colocando o apelido do autor(es), a data da publicação, mais o número de página, quando esta existe, como é um caso de um livro ou tese de doutoramento.
Ao citar, para além da demonstração da pesquisa efetuada, evita-se o plágio e permite especificar a localização exata dos conteúdos citados, permite a identificação das obras consultadas.
O estilo APA (American Psychological Association) é um sistema de citação autor-data em regra geral aplicado na área das Ciências Sociais e Humanas.
Neste âmbito, a citação em texto faz-se incluindo o apelido do autor, ano de publicação do documento e tratando-se de uma citação direta os números das páginas citadas, sendo que esta informação é colocada entre parênteses curvos, ficando deste modo: (Apelido, ano, p. x), isto é; (Sousa, 2014, p. 30).
Para mais informação pesquisar no blogue pela palavra APA, outras indicações em relação a este estilo de referenciação.
Ver também AQUI mais informação (Mendeley).
Republicou isto em bibl(i)forma and commented:
Num trabalho académico ou elaboração de um relatório, sempre que se usam as palavras de um autor, convém identificar a fonte…