No último ano a proliferação de webinares acentuou a necessidade de se citar e referenciar informação proveniente destas sessões em trabalhos ou em apresentações em powerpoint (ou outra plataforma).
De acordo com as orientações da norma APA, deve-se obedecer a esta ordem:
Apelido, Nome (Ano, Data do Mês). Título do webinar [Webinar]. Editor / evento ou patrocinador. URL
Segundo a APA 7th, existem duas formas distintas de referenciar um Webinar:
Webinar gravado, recuperável via web:
Autor / Apresentador, AA (Ano, Data do Mês). Título do webinar [Webinar]. Editor / patrocinador. URL
Exemplo:
Goldberg, J. F. (2018). Evaluating adverse drug effects [Webinar]. American Psychiatric Association. https://education.psychiatry.org/Users/ProductDetaiIs.aspx?ActivitylD=61 72
Citação entre parêntesis: (Goldberg, 201 8)
Citação em narrativa: Goldberg (2018)Webinar irrecuperável na web:
Os webinars não gravados, irrecuperáveis via web devem ser citados/referenciados como comunicações pessoais (ver secção 8.9 do Publication Manual of the American Psychological Association, 7th ed, pág. 260).
Se um webinar não for gravado, os leitores não terão como voltar e rever a fonte original, portanto, não é necessária uma entrada na lista de referências. Para uma citação entre parêntesis, digite o nome do autor ou do apresentador seguido por uma vírgula, digite as palavras “comunicação pessoal” seguida por uma vírgula e digite a data no formato mês-dia-ano.Por exemplo: McGonagall (comunicação pessoal, 7 de abril de 2019) discutiu os rigores do processo de classificação e manutenção de registos de Hogwarts.
Fonte: FAQS UA
Ver também neste blogue COMUNICAÇÃO PESSOAL