Guias de Apoio à Investigação

A referenciação bibliográfica – programas de criação e gestão de bibliografias

1.      O uso de gestores de referenciação bibliográfica

O aumento exponencial da quantidade de informação e de publicações disponíveis na internet, a necessidade frequente de produção científica, desenvolvimento de relatórios, teses e dissertações tem exigido uma hábil gestão das referências bibliográficas, até porque a sua inclusão em trabalhos é sempre necessário não só pelo respeito à fonte de origem mas também para não se correr o risco de ser acusado de plágio.

Sempre que se usa informação e dados retirados de outras fontes, deve-se indicar essa referência: citando, parafraseando e elaborando a respectiva lista de referências, mais conhecida por bibliografia/webografia.

Devido ao aumento e frequência com que se cita e referenciam obras surgiram ferramentas desenvolvidas em específico para fazer a gestão desses dados. A grande vantagem destes programas é que permitem com facilidade mudar de estilo e adequar as citações e referências às normas de cada um dos estilos.

O objetivo deste guia visa informar e apoiar o conhecimento sobre programas e ferramentas que facilitam o processo de citação e de referenciação bibliográfica tendo em vista incentivar as boas práticas de escrita de trabalhos académicos e científicos. 

2.      Usar a o WORD para inserir referências bibliográficas em trabalhos, relatórios, dissertações e teses.

Uma das formas mais simples e acessíveis para todos é fazê-lo através do WORD. Em referências é possível GERIR FONTES, no estilo adequado. Após a inserção de dados gera-se automaticamente uma bibliografia já com os parâmetros adequados de cada norma.

Em referências encontra-se um gestor de fontes que permite inserir dados referentes a livros, periódicos, capítulos de livros, atas de conferências e relatórios. No final, gera-se a referência bibliográfica no estilo previamente selecionado (norma APA, CHICAGO, ISSO, IEEE).

Para mais informação aceder a http://www.tutoriaisword.com/como-inserir-referencias-bibliograficas-no-word.htm .

Vídeo útil AQUI .

Vantagem: acessível e sem custo no uso. Funciona bem na elaboração de trabalhos pequenos e esporádicos, sendo suficiente para quem não tem de recorrentemente estar a fazer referências. Não é um programa sofisticado como os que a seguir se irão identificar.

3.      Optar por subscrever um dos programas de referenciação bibliográfica existentes no mercado.

Os programas gestores de referências servem para:

  1. Criar uma base de dados de fichas de obras e referências bibliográficas (através da inserção manual de dados como NOME AUTOR, DATA, TÍTULO, EDITORA, LIGAÇÃO, ETC).
  2. Possibilitam a integração e recolha das referências de publicações de sites como o web of knowledge, Google Schoolar ou PubMed, importando as fichas de referência (evita a inserção manual).
  3. Organizam as referências criando bibliotecas temáticas ou grupos de referências por temas.
  4. Alguns permitem adicionar fichas e anotações.
  5. Permitem a exportação de bases de dados de referência.
  6. Permitem a seleção do estilo (APA, CHICAGO, IEEE, etc).
  7. Facilitam pesquisas por tags e palavras-chave.
  8. Possibilitam a ligação com os processadores de texto, fazendo a adequada citação in text. Portanto, enquanto se redige o artigo, ao inserir a citação consegue-se de imediato introduzir a referência.
  9. Alguns programas, como o Mendeley, acrescentam uma funcionalidade importante em trabalhos e relatórios de equipa que é a colaboração e networking.

4.      Programas de gestão de referências mais usados:

ENDNOTE – considerada a melhor ferramenta, com maior capacidade e funcionalidades. Para melhor aproveitamento tem de ser pago (a versão gratuita tem limites).

  • Importar referências de múltiplas bases de dados (Scopus, Web of Science, Google Scholar, etc).
  • Anexar documentos em texto integral (não permite a edição).
  • Organizar referências em grupos.
  • Partilhar grupos de referências com outros utilizadores do EndNote Online (não permite a partilha de ficheiros anexos).
  • Inserir citações e referências em documentos do MS Word (Windows e Macintosh), Apache Open Office e Apple Pages (Macintosh).
  • Usar a funcionalidade Match, para obter sugestões de revistas científicas para publicação dos seus artigos. Esta versão do EndNote suporta até 10.000 referências. O espaço para anexos é ilimitado.

Informação disponível na Biblioteca da FEUP – CRIAR BIBLIOGRAFIAS: Ferramentas para Citar e Organizar Referências: O que é? EndNoteOnline

Fonte: Biblioteca da FEUP

MENDELEY – software para gestão de referências semelhante ao ENDNOTE com a vantagem de ser gratuito até certo potno (até 2GB de espaço de armazenamento). Tem a versão ambiente de trabalho (desktop) e web. Permite a inserção de citações e referências em programas como o WORD, Open Office e Latex. Na versão web possibilita o trabalho colaborativo e a partilha. 

ZOTERO – ferramenta gratuita. Tem funcionalidades de armazenamento, organização e partilha de fontes bibliográficas. Aplicação desenhada para funcionar em determinados browsers (tendo sido desenhado para funcionar em exclusino no Firefox). Mais informações ver: https://www.zotero.org/

Pode-se ver o tutorial deste software AQUI.

5.      Outros programas/ aplicações úteis:

REFWORKS – ferramenta paga semelhante ao Zotero. Ver mais informação em: https://www.refworks.com/refworks2/default.aspx?r=authentication::init

COLWIZ – semelhante ao EndNote e Mendeley – parte de rede social mais desenvolvida. Gratuito até certo ponto.

Papers – semelhante ao Colwiz.

Para além dos programas apresentados existem algumas aplicações que permitem gerar a citação para a lista de referências sem ter de estar a criar fichas de obras. Não fazem citações in text .

Bibme –  aplicação em que se coloca a obra (livro, artigo, site, etc) e gera o texto (já formatado no estilo) a colocar na referência bibliográfica.

Easybib – ferramenta paga que permite criar e inserir citações e referências de acordo com diversos estilos. É uma solução alternativa ao BIBME. Permite escolher o estilo de formatação. http://www.easybib.com/

Citation Machine – semelhante às aplicações anteriores, podendo o utilizador selecionar o estilo com que quer formatar a lista de referências.

6.      O que se deve ponderar antes da seleção de um destes programas ou aplicações?

  • Acessibilidade: para quem usa sempre o mesmo computador as opções são maiores, para quem trabalha em vários computadores e situações e com frequência necessita de aceder a base de dados em dispositivos múltiplos, convém optar por um programa que permita esta diversidade de acesso.
  • Grau de colaboração com colegas. Para quem trabalha sozinho não há problema, quem desenvolve investigação ou faz trabalhos em co-autoria pode ser extremamente útil.
  • Disponibilidade dos estilos que usa (ou potencialmente irá necessitar).
  • Compatibilidade com o processador de texto Não existindo esta funcionalidade a tarefa de ir buscar as referências quando se está a escrever não vai acontecer. Portanto, não servirá.

O recurso a estas ferramentas permite criar e gerir referências bibliográficas em diversos estilos. A criação de uma bibliografia de referência é muito útil em quem desenvolve investigação e que necessita de, com frequência, produzir artigos e relatórios.

Permitem simplificar o processo, permitem armazenar a informação e posteriormente facilitam na inserção automática de citações e referências nos documentos que se estão a produzir.

Para ajudar a tomar a decisão que se adequa às necessidades de cada um apresenta-se uma tabela com as características destes programas para que se comparem as vantagens de cada um e se opte pela solução que mais se adequa aos objetivos de investigação e uso.

***

SERVIÇO DE REFERÊNCIA BIBLIOTECA DO ISVOUGA

Coordenação: Andreia Fernandes Silva

Pesquisa e elaboração de textos: Katiane Coelho, Sara Simões (2017-2018)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s